ENTRE EM CONTATO CONOSCO, ESCREVA-NOS. aluzeapalavra@hotmail.com


NOSSO FACEBOOK:
www.facebook.com/ONOMEYHVH


E TODO JOELHO SE DOBRARÁ E CONFESSARÁ SEU NOME: YHVH - YAOHUH

10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Yaohuh? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Yaohushua.

11 Mas faço-vos saber, irmãos, que as boas novas que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
(Shaul, Gálatas 1).

A PAZ DE YAOHUSHUA ESTEJA COM VOCÊ.

Seu idioma

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, DIVÓRCIO, SEPARAÇÃO: O QUE A ESCRITURA SAGRADA DIZ SOBRE ESTE TEMA?

Sarah - 1) princesa, fidalga, dama 

Fonte: Dicionário de Strong.

Porque começar com a definição do dicionario de Strong com relação a palavra hebraica Sarah? Porque é para Saras que escreverei este artigo. Para princesas do Eterno, mulheres virtuosas que muitas vezes são levadas cativas por ensinos errôneos, deturpados, sobre sua função em um lar, casamento. Como esposa, como mulher. 
Pouquíssimos estudos são encontrados (porque há poucos que se interessam fielmente por este assunto). Então, dedicando-me a obra e divulgação da santa palavra do Eterno, que é as Escrituras Sagradas, descreveremos sobre o verdadeiro papel da mulher dentro da sociedade agradável a YHVH (Yaohuh).
A pouquíssima informação dentre as pessoas sobre este assunto, nada mais é, do que um reflexo
antigo que infelizmente ainda persiste: 
Muitos homens "aplicam-se" ao estudo das Escrituras Sagradas em uma gama de assuntos que quase sempre ou dão pouca ou, nenhuma importância dão a aprofundar-se nos testemunhos e vidas das mulheres das Escrituras Sagradas. 
O artigo presente é um "ataque" aos homens que nada tem feito, ou "quase" nada tem feito
neste sentido, mas além disso é um alento de sabedoria e discernimento as princesas e mulheres virtuosas, que devem sim, aplicar-se mais a estudar as Escrituras Sagradas, como a mesma diz: 
"Que as anciãs e viúvas se apliquem a ensinar as mais jovens" e aqui, não se refere a ensinar coisas
cotidianas (passar, lavar, costurar, cuidar dos filhos). O ensinamento necessário à TODA mulher é a 
Escritura Sagrada e a vontade do Criador Eterno, Altíssimo e Santo para as nossas vidas! 

Despertai princesas! 

Em provérbios 31, encontramos a descrição de uma mulher em Yaohuh, muitos homens (dentro e fora do sistema religioso) "conhecedores" das Escrituras Sagradas, enchem-se de fôlego para recitar o que ali está escrito num anseio de desejo que a sua companheira seja esta mulher, mas e o que ele tem feito para receber tal mulher? E ao receber, será que realmente a trata como devido, ou sua inspiração só foca nos versículos 10 ao 27? 
Porque ali também está escrito: 

" Seu marido também a elogia, dizendo:"muitas mulheres são exemplares mas você a todas supera".
" Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas a porta da cidade".

Então eu pergunto a tal homem que tem uma mulher virtuosa e temente a Yaohuh:
Você têm feito isso? Tem elogiado sua esposa conforme a Escritura Sagrada mostra que o esposo da 
mulher virtuosa faz?  Têm dado a ela a recompensa merecida em seu casamento e tem elogiado as suas 
obras "as portas da cidade", tendo consciência de que isto é dever de todo homem e mulher como bom 
testemunho diante dos demais?
A mulher de Yaohuh terá sua recompensa no dia da vinda do Messias e do julgo de Yaohuh, mas bem 
como as Escrituras Sagradas tratam de suas obrigações para com seu esposo, as mesmas Escrituras 
Sagradas dão testemunho das obrigações do homem para com sua mulher.

"UMA ESPOSA EXEMPLAR FELIZ QUEM A ENCONTRAR!"

Decidi escrever, porque há tempos atrás, uma pergunta e leve discussão acerca da violência doméstica
tirou -me algumas madrugadas de sono. A questão divórcio e separação (que são coisas distintas) sempre
são um assunto muito polêmico, e isso porque ainda é muito ignorante a forma com que se é tratado 
este assunto.
A cultura machista ainda predomina no sistema religioso, e o direito das mulheres ainda é expresso
de modo superficial e hipócrita nas "pregações" e discursos de pastores e líderes (sejam de 
instituições ou sinagogas), numa frequente e delirante insistência de colocar a mulher sob um jugo
a qual o Eterno Yaohuh não a colocou debaixo dos homens, distorcendo e pervertendo o puro 
ensinamento das Escrituras Sagradas; tais homens machistas distorcem o contexto do que está escrito
para o que lhes convém. Também se valem da ignorância e PREGUIÇA de muitas mulheres de se aplicarem
realmente a estudar as Escrituras Sagradas, o que é uma obrigação de TODO ser humano.

" O meu povo padece por falta de conhecimento".

Quanto a questão de violência doméstica, me foi feito como disse, a indagação de que a mulher não 
teria nenhuma opção no caso de ter em seu lar um homem violento ou que a desrespeitasse, senão, orar
para que o eterno agisse, mas permanecendo ali, pois, de acordo com algumas pessoas, o divórcio é 
proibido pela lei do Criador. Como disse, este assunto me tirou muitos sonos e manhãs de reflexão 
para uma resposta, já que, sim, nós devemos estar debaixo da vontade do Eterno e sempre de acordo 
com sua palavra. Portanto, deveria mesmo, uma mulher somente acatar o presente de maldade de 
seu esposo, submeter-se a tal violência ou desrespeito e calar-se sem nada poder fazer?

Primeiro vamos tratar de esboçar a situação entre o homem e a mulher, o caso aqui se trata de
violência (física ou verbal), e se a mulher, tem direito ou não de se separar deste homem.

Também, é necessário entendermos a distinção/diferença do significado dessas duas palavras:

separação e divórcio.

SEPARAÇÃO

De acordo com Strong, a palavra separar no sentido de santificação é qadash no hebraico, porque,
qadash significa:

consagrar, santificar, preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser santificado, ser
separado
(Qal): ser colocado à parte, ser consagrado, ser santificado, consagrado, proibido
(Nifal): apresentar-se sagrado ou majestoso, ser honrado, ser tratado como sagrado, ser santo
(Piel): separar como sagrado, consagrar, dedicar, observar como santo, manter sagrado, honrar
como sagrado, santificar, consagrar
(Pual):ser consagrado, consagrado, dedicado
(Hifil): separar, devotar, consagrar, considerar ou tratar como sagrado ou santo,consagrar
(Hitpael): manter alguém à parte ou separado, santificar-se (referindo-se a Yaohuh), ser visto
como santo, consagrar-se.

A palavra separar-se  também está ligada a palavra hebraica quwts uma raiz primitiva idêntica a quwt
com a idéia de separar-se de;neste caso não se tratando de algo kadosh (santificado,separado)

QWTS: estar magoado, repugnar, abominar, sentir repugnância ou aversão ou nojo ou pavor
(Qal): sentir aversão a, abominar, sentir pavor
(Hifil): apavorar, provocar

A palavra quwt é a raiz primitiva de qwts.

QWT: enojar, lamentar, sentir repugnância
(Qal) sentir repugnância
(Nifal) ter repugnância de si mesmo, detestar
(Hithpolel) enojar-se

Vê-se claramente que há distinção no hebraico pelo uso do qual significado é dado a palavra separar:
separar-se no sentido de santificação(separado à YHVH ou para YHVH) ou separar-se de (algo ou alguém).

DIVÓRCIO

De acordo com Strong,a palavra divórcio é k^eriythuwth 03748 procedente de 3772; 

1) divórcio, demissão, separação.

03772 karath uma raiz primitiva:  cortar, cortar fora, derrubar, cortar uma parte do corpo, arrancar, 
eliminar, matar, fazer aliança
(Qal): cortar fora, cortar fora uma parte do corpo, decapitar, derrubar, talhar, entrar em ou fazer uma 
aliança
(Nifal): ser cortado fora, ser derrubado, ser mastigado, ser cortado fora, reprovar
(Pual): ser cortado

03747 K^eriyth procedente de 3772: Querite = “cortante”

03772 karath - uma raiz primitiva: cortar, cortar fora, derrubar, cortar uma parte do corpo, arrancar, 
eliminar, matar, fazer aliança
(Qal) cortar fora: cortar fora uma parte do corpo, decapitar; derrubar; talhar; entrar em ou fazer uma aliança
(Nifal)ser cortado fora; ser derrubado; ser mastigado; ser cortado fora, reprovar
(Pual) ser cortado

É IMPORTANTE LEMBRARMOS QUE O DIVÓRCIO É UM ATO PÚBLICO, RELACIONADO AO CORTE DE UMA PESSOA DAQUELA UNIÃO,
ARRANCADA DO SEIO MATRIMONIAL PELO MOTIVO DE REPROVAÇÃO.
TAMBÉM DEVE-SE LEVAR EM CONTA QUE O DIVÓRCIO CONSTITUI UMA AÇÃO DOCUMENTADA, QUE CONTA/RELATA O MOTIVO DO 
PEDIDO DE DIVÓRCIO. POR ESTE MOTIVO DEVEMOS TAMBÉM TER CONHECIMENTO DAS SEGUINTES PALAVRAS HEBRAICAS:

05612 cepher procedente de 5608: livro, carta, documento, escrito, livro.

CARTA (de instrução), ordem escrita, comissão, requerimento, decreto escrito
DOCUMENTO LEGAL: CERTIFICADO DE DIVÓRCIO, contrato de compra, acusação escrita, sinal
LIVRO, ROLO: livro de profecias, registro genealógico, livro da lei,livro (de poemas), livro (dos reis),
livros do cânon, escritura, livro de registro (de Yaohuh), aprendizado pelos livros, escrita, ser apto a 
ler (depois do verbo ’conhecer’)

05608 caphar uma raiz primitiva: contar, recontar, relatar
(Qal): contar (coisas), numerar, anotar, reconhecer
(Nifal) ser contado, ser numerado
(Piel) recontar, narrar, declarar
recontar (algo), narrar; falar; contar exatamente ou acuradamente
(Pual) ser recontado, ser narrado, ser relatado 
2) contador, oficial-inspetor, secretário, escriba: contador, oficial-inspetor, secretário, 
homem sábio, escriba

05613 capher (aramaico) procedente da mesma raiz que 5609: escriba, secretário

05609 c^ephar (aramaico) procedente de uma raiz correspondente a 5608: livro

Percebemos então que no hebraico há uma grande distinção no significado das palavras quando se trata de separar  e divorciar. O divórcio é um ato documentado, escrito, que narra um acontecimento. É um ato em que o cônjuge reprova o outro,e portanto,justifica sua separação daquele. Devemos lembrar que o que solicita divórcio está deixando claro que reprova o outro,e que deseja arrancar/cortar a convivência com o mesmo por entender que o outro não mais lhe agrada. 

"SE UM HOMEM CASAR-SE COM UMA MULHER E DEPOIS NÃO A QUISER MAIS POR ENCONTRAR NELA ALGO QUE ELE REPROVA, DARÁ
CERTIDÃO DE DIVÓRCIO À MULHER E A MANDARÁ EMBORA". Devarim 24:1

E a mulher? Poderia se casar novamente?

"SE, DEPOIS DE SAIR DE CASA, ELA SE TORNAR MULHER DE OUTRO HOMEM..."

Veja, que o versículo 2 mostra que a mulher poderia se casar novamente mas há condições que devem ser respeitadas:


"SE, DEPOIS DE SAIR DE CASA, ELA SE TORNAR MULHER DE OUTRO HOMEM... e este não gostar mais dela, lhe dará CERTIDÃO DE DIVÓRCIO, e mandará embora. OU, SE O SEGUNDO MARIDO MORRER, O PRIMEIRO QUE SE DIVORCIOU DELA NÃO PODERÁ CASAR-SE COM ELA DE NOVO" O versículo 4 deixa claro que isso seria detestável para YAOHUH. E diz: "não tragam pecado sobre a terra que YAOHUH, o seu soberano, lhes dá por herança".

Fica evidente que não era pecado casar-se novamente após carta de divórcio, mas que JAMAIS se deveria voltar a primeira união, mesmo que o segundo marido tivesse falecido.

E se YAOHUH diz que Havá era uma companheira necessária para que Adam não estivesse só, e ela foi chamada "carne da carne" de Adam, idônea. No hebraico ishah (mulher) de ish (homem),e que:

"Por essa razão,o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher,e eles se tornarão uma só carne".  

QUAL O MOTIVO DE YAOHUH PERMITIR A CARTA DE DIVÓRCIO?

YAOHUSHUA, o messias, filho de Yaohuh e nosso mestre respondeu: "PELA DUREZA DE VOSSOS CORAÇÕES"

Em Malaqyaohu 2:13-14 está escrito:

"Há outra coisa que vocês fazem: Enchem de lágrimas o altar de YAOHUH; choram e gemem porque ele já não dá mais atenção as suas ofertas nem as aceita com prazer. E vocês ainda perguntam: "Porquê?" É porque Yaohuh é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, EMBORA ELA FOSSE SUA COMPANHEIRA, a mulher do seu acordo matrimonial".

Veja que os homens não estavam honrando sua união, e que mesmo quando a esposa era sua companheira, ele não era fiel a ela. E YAOHUH era testemunha dessa ação abominável.

"Não foi YAOHUH que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E porque um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. PORTANTO TENHAM CUIDADO: NINGUÉM SEJA INFIEL À MULHER DA SUA MOCIDADE".

Vemos a gravidade do que estava acontecendo com relação ao divórcio e como estava sendo tratada a questão pelos homens. YAOHUH soberano ainda declara:
"EU ODEIO O DIVÓRCIO", diz YAOHUH, o soberano de Yaohushorul, "E TAMBÉM ODEIO O HOMEM QUE COBRE SUA MULHER DE VIOLÊNCIA COMO SE COBRE DE ROUPAS", diz YAOHUH dos Exércitos.

A passagem justifica claramente a carta de divórcio: homens infiéis, violentos para com sua esposa, cheios de caprichos, luxúria e devassidão(ou seria alguma causa diferente de tais ações à não ser as vindas de ha satan?) YAOHUH odeia o divórcio pelo simples fato do motivo que ele passou a existir.

"Por isso, tenham bom senso; NÃO SEJAM INFIÉIS".

E porque então na BritHadasha, está escrito que o messias Yaohushua disse:

"Foi dito:"Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio". Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".

Yaohushua diz isso porque devolve a responsabilidade da união formada aos homens. Deixando claro que não teriam mais lado para suas infidelidades e caprichos de ha satan, tirando o que para eles era mais fácil: a carta de divórcio. Fazendo com que entendessem que ao se divorciar estariam fazendo a mulher adúltera e portanto sendo YAOHUH testemunha da união entre homem e mulher, sabendo que ela não foi adúltera, trariam condenação para si,e  mais: teriam condenação dupla caso a mulher se casasse com outro, fazendo ambos adúlteros, pelo fato de o primeiro não ter cumprido seu juramento. Não esqueçamos de um detalhe IMPORTANTÍSSIMO AQUI: A mensagem estava sendo passada aos que se diziam servos e povo de Yaohuh, portanto, eram conhecedores da lei. Também sabemos que naquele momento, muitos dos sacerdotes, escribas e fariseus, estavam aplicando a lei de forma parcial (isso quando a aplicavam) e usando de uma hipocrisia abominável aos olhos do Soberano. Tal fato é bem expresso em Manyaohuh 19:

"Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo a prova. E perguntaram-lhe: ?"é permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?"

Yaohushua cita as Santas Escrituras, Bereshit. E declara:"o que Yaohuh uniu, ninguém separe".
Mas os fariseus, persistem: 

"Então porque Moshé mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?"

E Yaohushua responde: PELA DUREZA DOS VOSSOS CORAÇÕES. Yaohushua como disse anteriormente, devolve a responsabilidade de culpa pelo divórcio aos homens, que naquele momento, para satisfazerem seus prazeres carnais jogavam a culpa toda nas mulheres, assinando suas cartas de divórcio e carimbando uma culpa NELAS que era DELES:

Yaohushua diz a eles que todo aquele que se divorciar de sua mulher sem ser por causa de imoralidade sexual cometida por ela, e SE CASAR COM OUTRA MULHER (que era a vontade e capricho deles naquele momento), ESTARÁ COMETENDO ADULTÉRIO. Compreendeu? Yaohushua conhecia aquele povo de dura cerviz e coração impuro, por este motivo os chamou de adúlteros indiretamente, porque sabia que era o que os homens vinham fazendo: tratando mal suas esposas, não honrando o que Yaohuh determinou e ainda as expondo como quem tivesse cometido algo que os desagradasse dentro da lei de Yaohuh. Hipócritas!

Não é para menos que os próprios seguidores do messias lhe dizem: "Se esta é a situação entre O HOMEM E SUA MULHER, é melhor não casar". 

E que situação seria esta?
A responsabilidade de não poder mais divorciar-se dela à não ser que ela cometesse imoralidade sexual. Caso contrário, estariam tornando pessoas adúlteras e sendo comprovado que as mesmas perante Yaohuh não eram adúlteras e que a mulher recebeu divórcio sem imoralidade sexual seria falso testemunho. E qual a punição para quem dá falso testemunho? É só observar a lei e eles a conheciam bem. A TORAH DIZ QUE:

AQUELE QUE SE ENCHER DE ESPÍRITO DE CIÚME, E ACREDITAR QUE SUA ESPOSA COMETE ADULTÉRIO OU PRATICOU ALGO ILÍCITO, DEVE IR AO SACERDOTE CONFORME A LEI. A MESMA BEBERÁ ÁGUA DO SANTUÁRIO E CASO A MESMA INCHE, PODERÁ
SER PRATICADO O DIVÓRCIO E A MULHER SERIA PUNIDADE COM A ESTERILIDADE, SEU VENTRE INCHARIA. AGORA, CASO ISSO NÃO ACONTECESSE, O MARIDO NÃO TERIA MOTIVO PARA SE DIVORCIAR DELA E DEVERIA MANTER E CUMPRIR O JURAMENTO QUE
FEZ QUANDO SE CASOU COM A MULHER.

Se eles burlavam este procedimento, e já davam carta de divórcio, a mulher não estaria em pecado perante YAOHUH, já que teria consciência de que nada fez para receber o divórcio. Poderia então, conforme Moshe ordenou casar-se novamente, MAS ANTES, poderia provar que não era adúltera perante o sacerdote! e PROVANDO... o homem que a  expôs como adúltera DEVERIA MANTER E CUMPRIR O JURAMENTO QUE FEZ QUANDO SE CASOU COM A MULHER.!

Os seguidores do Messias dizem que "é melhor não casar" e dizem isso porque sabiam qual era a realidade dos homens com as mulheres naquele momento: A grande maioria era infiel e burlava as leis.

OK, PASSANDO AGORA À DIFERENÇA SOBRE DIVORCIAR-SE E SEPARAR-SE. VIMOS QUE O DIVÓRCIO É O ATO DOCUMENTADO.

E PORQUE É NECESSÁRIO FALARMOS AGORA SOBRE A DIFERENÇA DA SEPARAÇÃO? DO SEPARAR-SE? Porque assim entenderemos o que Shaul diz em suas cartas e deixaremos de ser manipulados e tolos por um sistema que diz que as mulheres violentadas não podem se separar de maridos que não as respeitam e as violentam; maridos que tiram sua paz e atrapalham sua vida espiritual com YAOHUH.

No capítulo 7, na 1 carta aos Corintos, o emissário Shaul fala acerca do casamento. Corinto era uma cidade  mergulhada na devassidão e desordem naquele momento. Homossexualismo, orgias, o divórcio era algo simples e  fácil de ser obtido, tanto para homens como para mulheres. O problema no capítulo 7 é desconhecer a realidade daqueles à quem Shaul está falando. No capítulo 6, Shaul fala sobre imoralidade sexual, e que todos se abstivessem de tal prática. Shaul não só proibia todo sexo fora do casamento para AMBOS os parceiros, como caracteriza tal comportamento como detestável.
A lei da igualdade é estabelecida por Shaul com termos de negócios comuns, destacando regras que se aplicavam para homem e mulher: "direitos conjugais", autoridade e privar. Ou seja, passou a importar se o casal satisfazia as necesidades um do outro. Parece normal,mas não para Corinto: Essa era a nova lei e a nova ética para eles.
Shaul apresentava um contraste radical das regras sobre casamento entre politeístas. Shaul cumpria o mandamento de Bereshit "uma só carne". O marido deveria tratar o corpo da mulher como seu próprio corpo e atender suas mais íntimas necessidades e vice-versa (dentro dos preceitos de Yaohuh é claro). Nas obrigações espirituais para com Yaohuh o casal deveria abordar e colaborar um para com o outro: essa era a importância da paz e da igualdade no casamento. 

"Quanto aos assuntos sobre quais vocês escreveram, é bom que o homem se abstenha de ter relações sexuais com qualquer mulher, por causa da imoralidade cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido".

Corinto está localizado em um local politeísta, então, festas a ídolos como Cibele e Baco, eram comuns, e também era comum a esta realidade os templos que faziam festas e estes mesmos ídolos, festas regadas a homossexualismo, sexo grupal e muito vinho fermentado (não misturado com água como mandava a lei de Yaohuh, obviamente).Portanto, Shaul demonstra a este público de Corinto que tais práticas são imorais, e que o sexo deveria ser feito entre esposo e esposa somente e que qualquer ato fora do casamento é abominação.

Na igualdade para com as mulheres, raro para todas as épocas, temos Shaul advertindo ambos a zelarem um pelo outro:

"o marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com sua mulher e da mesma forma a mulher para com seu marido".

Shaul ainda deixa claro que agora,cada um não toma as atitudes conforme lhe convém porque, ao se entregarem a  vida em Yaohuh, um terá autoridade sobre o outro,obviamente, que os homens tanto daquela época como de hoje "esqueceram-se" deste detalhe: "a mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo,mas sim o marido. DA MESMA FORMA, O MARIDO NÃO TEM AUTORIDADE SOBRE O SEU PRÓPRIO CORPO, MAS SIM A MULHER".

Agora, cheguemos a um ponto importante: 

Mulheres em Yaohuh, vocês não tem obrigação de dormir, deitar-se ou ter relações sexuais com homens que não seguem os preceitos de Yaohuh. Se eles as agridem, sejam agressões verbais ou físicas, se eles adulteram (lembre-se: adultério é qualquer tipo de cobiça, mesmo que por pensamento, não é somente ato físico consumado), ou ainda: se estes homens tiram a paz espiritual de vocês com brigas alheias e sem razão, transgredindo o mandamento de que as mulheres devem ter paz em suas orações a Yaohuh, vocês mulheres têm direito de "privá-los" de sexo. 
E porque digo isto?
Em primeiro lugar,um esposo com tais características não é filho de Yaohuh, mas de ha satan. Sendo assim, a luz não pode coabitar com as trevas. Se na relação sexual, casados se tornam uma só carne, alguém que vive em santificação como a mulher virtuosa de Yaohuh não vai querer se unir a carne das trevas!
Já vi hipócritas pastores, líderes de sinagoga e homens que se dizem servos de Yaohuh ao serem pegos sendo "Nabal" (tolos) por suas esposas e as mesmas se recusando a deitar-se com eles soltarem esta pérola:
"Mulher, você não é serva de Yaohuh, você é de ha satan. Você não é mulher virtuosa porque você me priva de ter relações sexuais com você sem o meu consentimento, e me deixa a ser tentado por ha satan".
Tal homem não sabe o que diz! Analisemos o que diz nosso irmão Shaul e À QUEM ele diz:

"Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que ha satan não os tente POR NÃO TEREM DOMÍNIO PRÓPRIO".

INTERESSANTE! Bem, um servo de Yaohuh deve ter domínio próprio. Aliás este é um traço que acompanha todo aquele que é filho de Yaohuh e crê em Yaohushua o messias. Portanto, se, você homem pecar contra Yaohuh a sua esposa não tem culpa. E você esposa, fique tranquila, pois domínio próprio é exercício espiritual. Se seu esposo adulterar não se culpe, pois ele adulterou para satisfazer a própria carne e você mulher virtuosa de Yaohuh nada tem a ver com isso.

Shaul diz à Corinto que eles "não tem domínio próprio" porque são recém convertidos e a realidade de imoralidade sexual ali é bem pesada. E como confirmo isso? Porque Shaul deixa claro que isso é uma concessão, ou seja, algo que ele usou de bom senso para ser usado naquele determinado momento; não era um mandamento, por isso, eles deveriam dedicar-se a fortalecer-se espiritualmente para alcançarem domínio próprio,porque, caso o cônjuge privasse o outro não poderia ser usado a desculpa de privação e tentação.

"Aos casados dou este mandamento, não eu,mas YAOHUH: Que a esposa nâo se SEPARE do seu marido"

SEPARAÇÃO: A palavra separar-se  também está ligada a palavra hebraica quwts uma raiz primitiva idêntica a quwt com a idéia de separar-se de QWTS: estar magoado, repugnar, abominar, sentir repugnância ou aversão ou nojo ou pavor. A palavra quwt é a raiz primitiva de qwts.

Devemos lembrar que as palavras de Shaul continuam: "MAS, SE O FIZER..."
Shaul mostra claramente que a mulher serva de Yaohuh poderá se separar de seu marido. E o que poderia ser esta separação?
De acordo com a palavra hebraica, o separar significa que a esposa estaria magoada, sentindo repugnância, 
ou aversão, ou nojo, ou pavor. Parece um tanto quanto estranho ou radical pensar que Shaul poderia falar 
nestes termos, mas,devemos lembrar que ele está falando de relação sexual neste momento, e para um povo que conhece inimagináveis formas pervertidas. Outro ponto também: a esposa poderia por agora estar se santificando, passar a abominar aquilo que não é prática santa e caso, o esposo não acompanhasse a sua dedicação, mesmo ele, dizendo crer, não poderia haver um casamento saudável ali. 
Shaul, também deixa claro, que caso ela se separe, que não deve casar (unir-se sexualmente)
com outra pessoa, e que caso desejasse ter novamente uma vida sexual ativa deveria se reconciliar 
com seu marido.
O casamento traz consigo as relações sexuais, que nada mais são do que desejos da carne, portanto, 
ao se separar não se deve mais se concentrar em satisfazer-se com o outro,já que decidiu ser solteira,
a concentração agora é NA e PARA a vida espiritual. 

"E o marido não se DIVORCIE da sua mulher".

Para a mulher, no versículo anterior, Shaul usa a palavra separar-se; para o homem divorciar-se, porque, na cultura yaohudi sabemos que é o homem quem dá a carta de divórcio para as mulheres e ele diz aos bons esposos, santos em Yaohuh que não se divorciem delas (a palavra divórcio além de se referir a um ato documentado e público, se refere a mandar as mulheres embora, enxotá-las sem direito a nada). Na cultura greco romana uma mulher só poderia se divorciar se abrisse mão ao sair de casa de bens e filhos. Os homens ao darem divórcio as mulheres poderiam enxotá-las para a casa dos pais devolvendo o dote, e se não houvesse dote, voltaria de mãos vazias. Entenda: era para este público que Shaul está falando, por isso diferencia a palavra separar da mulher com a de divórcio para homens. E como afirmar isso? 
É só analisar que nos próximos versículos Shaul fala agora de irmãos em Yaohushua que estão casados com aqueles que não creêm na palavra. Ele diz tanto para homens quanto para as mulheres a palavra divórcio. Diz para que os irmãos em Yaohushua não enxotem, expulsem seus cônjuges de casa, caso os descrentes consintam em viver com eles; mas Shaul também é categórico em dizer que caso o descrente queira se separar (não usa a palavra divórcio) que o deixe ir pois fomos chamados para a paz.

Que a paz de Yaohuh esteja convosco, e que Yaohushua, nosso mestre, tendo dado seu testemunho perfeito, receba como retribuição nosso amor a palavra de Yaohuh como ele mesmo ensinou. Endireitemos nossas veredas e pensamentos. 
Que Yaohuh nos purifique e renove. 
Irmãos, amando a palavra de Yaohuh a compreendemos;
E, estando compreendido guardemos em nossas mentes;
Guardadas, coloquemos em prática: em nossas atitudes, à TODO momento.
Aguardando a vinda de Yaohushua à quem Yaohuh tudo submeteu, e a quem Yaohushua entregará o reino na nova Yaohushuaoeym, e ali tudo será vida. Amnao. Assim seja.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.