ENTRE EM CONTATO CONOSCO, ESCREVA-NOS. aluzeapalavra@hotmail.com


NOSSO FACEBOOK:
www.facebook.com/ONOMEYHVH


E TODO JOELHO SE DOBRARÁ E CONFESSARÁ SEU NOME: YHVH - YAOHUH

10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Yaohuh? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Yaohushua.

11 Mas faço-vos saber, irmãos, que as boas novas que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
(Shaul, Gálatas 1).

A PAZ DE YAOHUSHUA ESTEJA COM VOCÊ.

Seu idioma

COMEMORAÇÃO DE NATAL

Olá, 

Hoje nosso post vai demonstrar como vivemos em um mundo totalmente corrupto, e o  quanto, mais quanto estamos cegos para isso tudo. 
Não pense que estou falando só de você, porque eu me incluo nessa história. Venho de uma família tradicionalista e de princípios sociais "bons", sim, bons com aspas porque, para o Eterno Criador, o social criado pelo mundo realmente não presta. Durante muitos anos da minha vida, comemorei o natal. Sim, eu era uma pessoa Apaixonada e com A maiúsculo por árvores de natal, enfeites, ceia, presentes, amigos secretos. Aguardava com ansiedade a decoração de lojas, shoppings, casas. O natal era a data mais esperada de todo o meu ano. Papai Noel? Sim, eu acreditava, quando criança eu recebi muitos presentes debaixo da árvore, e repassei isso para as crianças ao meu redor, e partilhei da "magia" do natal. 

Sempre ouvi o versículo tão famoso "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" Yaohukhánan 8:32, mas, mesmo achando que andava no caminho do Criador dos céus e da terra, ainda permanecia cega. Isso, acontece com todo mundo, e é porque estamos num mundo totalmente corrupto, um mundo que brilha para dar prazer a nossa carne. Só que hoje, eu posso dizer que sei, de todo o meu coração que a verdade me liberta. O Espírito do Eterno me liberta. Ele me ensina, abre meus olhos e sei que faz à todos que desejam. Nossa natureza muda, e isso é um fato inegável, e quando nossa natureza muda, nossos ouvidos abrem, nossa mente se compromete a querer a verdade, sentimos fome de conhecimento, em saber se aquilo que fazemos é do agrado do Criador dos céus e da terra, e de onde tudo aquilo começou. Começamos a nos fazer perguntas que antes nem parávamos para prestar atenção, começamos a ver coisas que fazíamos como num filme e percebemos que elas não tem sentido algum, e o pior, que algumas delas desagradam e muito a Yaohuh (YHVH - Lê-se Iáorru), mas fazer o que, não sabíamos, éramos ignorantes nos achando os seres mais espertos e inteligentes da face da terra :( . A culpa é nossa! Mas é só nossa? Não. A culpa também é deste mundo podre, e mentiroso, que nos faz sermos pessoas acomodadas para a palavra Sagrada do Eterno. Esta terra está virada numa sinagoga de Satánas! E o que fazer? Já que mudamos nossa natureza que antes desagradava ao Eterno, devemos buscar com todo nosso coração e nosso entendimento agradá-lo. E mudar, reconhecer aquilo onde erramos. Já não somos mais escravos do mundo, somos livres em Yaohushua, o Messias, que morreu por nós no madeiro e nos comprou com o preço de seu sangue. Agora, livres, não somos cegos e passamos a sermos conhecedores. Não importa o que os outros vão dizer de você, acredite, vale a pena mudar! Não é fácil, mas ninguém pode dizer que é impossível, porque Yaohuh é o Soberano do Impossível, e ainda bem por isso. Este post servirá para ajudar a entender qual a verdadeira face da festa de fim de ano intitulada natal. E de onde vem. Porque da árvore, porque dia 25 de Dezembro. Em Yaohuh, espero e muito ajudar a todos que decidiram entrar nesta página. Você pode chorar como eu ( e olhe que eu chorei bastante ao descobrir a mentira que eu vivi), se sentir enganado, mas depois... terá uma paz imensa em seu coração e uma gratidão tão grande por deixar de ser enganado,que as lágrimas serão só algo passado.

A Origem do Natal

O Natal ou Dia de Natal é comemorado anualmente em 25 de Dezembro. Mas porque esta data? Por qual motivo a instituição católica romana instituiu esta data? 

Os romanos sempre adoraram e veneraram o ídolo sol "mitra", não só ele como outros falsos(as) soberanos(as) (femininos e masculinos). Ocorre, que para os romanos, o ídolo sol é particularmente o maior e o supremo ídolo. A data de 25 de dezembro é originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do ídolo Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e foi adaptado pela instituição Católica Romana no terceiro século d.M. (depois do Messias).

Roma fez uma "troca": para continuar o ritual pagão sem dar na "cara", no dia da comemoração de Mitra, substituíram o ídolo sol Mitra pela imagem inventada que fizeram do Messias (VEJA O POST SOBRE: O QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE JESUS).

Assim, mantiveram a celebração do ritual pagão de 25 de dezembro. Ou seja, o natal, nada mais é, do que a comemoração do ídolo Mitra, muito cultuado e adorado pelos pagãos romanos. 

Mas como isso veio a acontecer? 

A resposta é a entrada do "papa" Constantino, na fundação da instituição católica romana, onde houve uma fusão entre o paganismo e o "cristianismo", muito reprovada pelos verdadeiros seguidores de Yaohushua na época. Os costumes pagãos foram adaptados, para continuarem inseridos, já que após a falsa conversão de Constantino, não haveria brechas para que ele justificasse ícones e comemorações pagãs. 
Para continuar a comemorar o nascimento de mitra foi feito uma relação entre o nascimento do Messias hebreu e o nascimento e comemoração dos ídolos Mitra e Tamuz, já comemorado pelos romanos. 

E como saber que o Messias hebreu, de Nazaré, não nasceu nesta data?

As Escrituras Sagradas não informam o dia específico do nascimento de Yaohushua. Embora as Escrituras não informem diretamente quando ele nasceu, ela fornece evidências de que ele não nasceu em 25 de dezembro.

Não no inverno *


  1. O censo. Pouco antes de Yaohushua nascer, César Augusto emitiu um decreto ordenando que toda a terra habitada se registrasse. Todos tinham de se apresentar “na sua própria cidade”, o que em alguns casos poderia envolver uma viagem de uma semana ou mais. (Lucas 2:1-3) Essa ordem — provavelmente emitida com o objetivo de arrecadar impostos e recrutar pessoas para o Exército — já causaria insatisfação no povo em qualquer época do ano. Assim, é pouco provável que Augusto provocasse seus súditos ainda mais por obrigar muitos deles a fazer longas viagens na época do inverno.
  2. As ovelhas. Os pastores estavam vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanho. (Lucas 2:8) Os rebanhos ficavam ao ar livre da semana antes da Páscoa [no fim de março] até meados de novembro. Eles passavam o inverno em abrigos; e só com base nisso podemos ver que é improvável que a data tradicional do Natal esteja certa, visto que as Boas Novas dizem que os pastores estavam nos campos.
 Há comprovações nas próprias escrituras de que o nascimento de Yaohushua não se deu em dezembro. 

- Os levitas eram divididos em 24 turnos Ex 12:1-2; 13:4; Dt 16:1.
- O 1o. mês do ano, Abibe (mais ou menos nosso abril), tinha os turnos 1 e 2; o 2o mês (mais ou menos maio) tinha os turnos 3 e 4; etc.
- O 8o. turno pertencia a Abias 1Cr 24:10, portanto este turno caia no final do 4o. mês hebraico, Tamuz (mais ou menos junho).
- Zacariyaohu era sacerdote e ministrava no templo durante o turno de Abias Lc 1:5,8,9.
- Terminado o seu turno, voltou para casa e sua esposa "Isabel" concebeu Yaohukhánan, o submersor Lc 1:23-24 no final do mês Tamuz (mais ou menos junho) ou início do mês Abe (mais ou menos julho).
-Yaohushua foi concebido 6 meses depois Lc 1:24-38, no fim de Tebete (mais ou menos dezembro) ou início de Sebate (mais ou menos janeiro).
- 9 meses depois, no FINAL DE ETENIM (mais ou menos SETEMBRO), mês em que os hebreus comemoravam a FESTA DOS TABERNÁCULOS. Nasceu Yaohushua (A Salvação de YHVH).




Como entra a data de Dezembro e dia 25?

Como já sabemos, pela instituição romana através de seu paganismo, o culto a ídolos. E fora disso, ainda há registro histórico de que os primeiros indícios da comemoração de uma festa litúrgica do nascimento em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354, nesse cronógrafo há várias especificações, uma delas se refere à Dedicatória imperial e lista dos Natales Cæsarum, dia de nascimento dos Imperadores romanos.

É fato, doloroso mas é, de que a comemoração de natal, começou em Roma. No ano 350, o papa Júlio I levou a efeito uma investigação pormenorizada e proclamou o dia 25 de Dezembro como data oficial e o Imperador Justiniano, em 529, declarou-o feriado nacional. Nesta festa foram inclusos elementos de origens em festivais celebrados em torno do solstício de inverno pelas populações pagãs. 

Elementos inclusos do festival Yule (Yule é uma celebração do Norte da Europa). Os pagãos Germânicos celebravam o Yule desde os finais de Dezembro até aos primeiros dias de Janeiro, abrangendo o Solstício de Inverno. Foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do norte da Europa, e é até hoje considerado o inicio da roda do ano por muitas tradições pagãs.

A troca de presentes vem da Saturnália: A Saturnália era um festival romano em honra ao ídolo Saturno,  que ocorria no mês de dezembro, no solstício de inverno (era celebrada no dia 17 de dezembro, mas ao longo dos tempos foi alargada à semana completa, terminando a 23 de dezembro). As Saturnálias tinham início com grandes banquetes e sacrifícios; os participantes tinham o hábito de saudar-se com io Saturnalia, acompanhado por doações simbólicas. Durante estes festejamentos subvertia-se a ordem social: os escravos se comportavam temporariamente como homens livres; elegia-se, à sorte, um "princeps" - uma espécie de caricatura da classe nobre - a quem se entregava todo o poder.

Estes elementos foram sendo inclusos ao Natal ao longo dos séculos.  Além disso, a celebração do Natal foi proibida em mais de uma ocasião, com luta por parte dos fiéis a Yaohuh, que não aceitavam as inclusões pagãs impostas, devido a preocupações de que a data é pagã, totalmente profana  e vai contra os preceitos sagrados .

A Árvore de Natal

Falando sinceramente, esta é a parte mais tenebrosa para minha pessoa. Já disse que sempre tive o "Espírito Natalino" rsrsrs, credo, agora eu dou risada (a gente vê as tolices que fez e como a gente é bobo de Satanás), mas a mudança tão necessária, não foi nada fácil. Mas,chega uma hora em que você se confronta e diz: Ou sirvo ao Eterno, ou me sirvo. Prefiro a Yaohuh.

Você se salva sem Yaohuh? Com certeza não.

A árvore de Natal é considerado por alguns como uma "cristianização" das tradições e rituais pagãos em torno do Solstício de Inverno (Entre os romanos os festivais eram muito populares. O período marcava a Saturnália, em homenagem ao ídolo Saturno. O ídolo persa Mitra, também cultuado por muitos romanos, teria nascido durante o solstício. A instituição romana utilizou esta data porque, visto como o renascimento do Sol, carrega forte representatividade e as festas eram populares, ficaria bem mais fácil atribuir relacionado o nascimento do Messias). 

Divindades ligadas ao Sol em geral eram celebradas no solstício também, que incluía o uso de ramos verdes, além de ser uma adaptação de adoração pagã das árvores. 

Gente, vamos ser sinceros com o Eterno, não há nada pagão que possa ser santificado, não existe ícone pagão que o Eterno conceda como abençoado. Isso é fato, gostemos ou não.

Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milênio antes do Messias já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultivam e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra.

Na Assíria a deusa Semíramis havia feito uma promessa aos assírios, de que quem montasse uma árvore com enfeites e presentes em casa no dia do nascimento dela, ela iria abençoar aquela casa para sempre.

Não há como negar que estas coisas profanas eram feitas! As Escrituras Sagradas as retratam, e olha que eu nunca havia lido essas passagens, consulte sua Escritura Sagrada e verá que não devemos acompanhar este tipo de prática:

Tamuz se vê no livro de Khozóqiul (corrompido para Ezequiel), capítulo 8, versículo 14. 

PORQUE NÃO DEVEMOS MONTAR A ÁRVORE DE NATAL?  

Você pode consultar a história abaixo. Realmente, você verá que não há o que contestar:

Como sabemos, os costumes Romanos vieram da Grécia e Egito. Ísis era uma mulher bela e esposa de Ninrode, esse era neto de Cam o filho de Noash. Segundo as Escrituras Ninrode, neto do amaldiçoado Cam, foi o fundador da Babilônia, Egito e da torre de Babel. 
Ninrode era um homem rico e muito mal, tanto que seu tio-Avô chamado Sem, o matou com um poderoso exército, sua mulher a rainha Ísis o traíra antes e depois da sua morte e concebeu e teve um filho. Para escapar da morte por adultério ela afirmou que seu filho era uma concepção divina e uma  reencarnação de Ninrode. 
Como Ninrode e Ísis eram adorados pelo povo, sua mentira vingou e seu filho Thamuz era adorado como o filho do ídolo Sol, esse  ídolo falso era Ninrode. Ísis se apaixonou pelo filho, mas com a idade de 14 para 15 anos Thamuz foi assassinado em uma floresta, em cima de um tronco apodrecido, mas Ísis para não perder a majestade e o poder do filho, disse que Thamuz foi morar com seu Pai. Com isso Thamuz tornou-se ídolo e adorado depois de morto. Ísis era adorada como a Rainha dos Céus, enquanto Ninrode era o ídolo sol e seu filho Thamuz era o filho do sol. No lugar em que morreu Thamuz, nasceu um pinheiro e esse pinheiro foi adorado por todos também. Ísis considerada a mãe de um ídolo, ordenou a todos da sua terra (Egito - Assíria) que 10 dias antes da data do aniversário de Thamuz (25 do ultimo mês do ano "Dezembro"), todos deveriam colher flores e fazer miniaturas de pinheiros e colocar dentro de casa, e no dia 25 de Dezembro todos trocavam presentes em homenagem ao nascimento do ídolo sol.

Outras práticas pagãs com árvore:

Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.
Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510.
Na Roma Antiga, os Romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros para comemorar a Saturnália.

Agora presta atenção que interessante!!!!
No início do século 18, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. 
Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade do Messias.

Ou seja, mesmo vindo de uma instituição que praticava tais coisas, até ele achava errado! Como infelizmente não conseguiu tirar a prática pagã, mais uma vez, de acordo com a instituição romana,  mudou o conceito para maquiar a prática e a tornar tolerável.


Mas e agora? O que fazer?

Eu me fiz esta pergunta inúmeras vezes, porque é muito difícil para nossa carne e nosso entendimento trabalharem juntos. Nosso coração é corrupto e enganoso como a própria Escritura Sagrada diz (Yarmiyaohu 17-9), e tentamos arrumar inúmeras desculpas e procurar até o fim tudo que comprove que não fomos enganados. Somos tão mundanos que não conseguimos imaginar um "fim de ano" sem árvore, sem festa, sem presente, sem a porcaria do papai noel. A vantagem disso é que, quando nos dedicamos a estudar algo, num conflito mental de é errado ou não, buscamos cada vez mais fundo, e quando descobrimos que estamos errados, já teremos provas suficientes, e neste caso sim, somos enganados! E, logo entendemos que ou lutamos contra nossa carne, ou lutamos contra as palavras do Eterno. Eu resolvi lutar contra minha carne. 

A palavra natal do português já foi nātālis no latim, derivada do verbo nāscor (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer. Se sabemos que nosso único Messias e Salvador não nasceu em 25 de Dezembro, como vamos comemorar um dia que ele não nasceu? E o pior, como desejar Feliz Nascimento? Feliz nascimento de mitra? não né povo do Eterno! Não podemos fazer isso. 
Em minha casa, juntos, decidimos que não vamos nunca mais comemorar o Natal. Sabemos que muitos de nossos familiares estarão disponíveis nesta data, então o que  vamos fazer é uma reunião normal para conversar, falar da verdadeira palavra das Escrituras Sagradas. Sem meia noite, sem árvore, sem presentes. Presentearemos as pessoas que amamos ao longo do ano, porque realmente se comprarmos nesta data, estamos financiando algo que é errado, e onde o comércio se aproveita para encher os seus bolsos e as pessoas para se endividar, podemos dar presentes ao longo do ano, não necessariamente em dias específicos. Caso você ganhe de alguém desinformado, não o trate mal, apenas explique a situação. Não seja grosseiro, isso não é necessário, mas para evitar que você passe por situações constrangedoras deixe as pessoas cientes do que está fazendo, e o porquê, assim você anuncia as boas novas e a verdade, e dá a oportunidade de as pessoas escolherem aceitar ou não. FAÇA A SUA PARTE ;) . 
Jantares e almoços sempre promovemos independente de data. Seremos felizes por estar fazendo parte daquilo que o Criador Eterno deseja de nós, que vivamos na sua verdade, mesmo que para isso precisemos sofrer, desintoxicar nossos olhos e nossa mente nesse mundo tão corrupto. Aos católicos, evangélicos ou frequentadores do sistema religioso, aqui vai um desabafo: somos enganados o tempo todo. As palavras do Criador, e o conceito do messias são deturpados na católica romana e em TODO o sistema religioso. 

Não deixe de estudar as Escrituras Sagradas. Nenhum documento humano tem o poder de susbstituí-la. Conheçam a verdade, ela é maravilhosa, ela liberta, e nos leva à uma vida eterna e gloriosa. 

Fiquem na Paz.
 

Referências

  1. Escrituras Sagradas: Tanakh e B´rit Hadasha
  2. Christmas as a Multi-faith Festival—BBC News. Retrieved September 30, 2008.
  3. Hillerbrand, Hans J.. Christmas (holiday) (em inglês) Encyclopædia Britannica. Visitado em 19 de fevereiro de 2012.
  4. Enciclopédia Barsa. São Paulo: [s.n.], 1968. 437,438 pp.
  5. New Catholic Encyclopedia (ed. de 1967), Vol. III. [S.l.: s.n.]. 656 pp.
  6. Newton, Isaac, Observations on the Prophecies of Daniel, and the Apocalypse of St. John (1733). Ch. XI. A sun connection is possible because Christians consider Jesus to be the "sun of righteousness" prophesied in Malachi 4:2.
  7. "Christmas", Encarta
    Roll, Susan K., Toward the Origins of Christmas, (Peeters Publishers, 1995), p.130.
    Tighe, William J., "Calculating Christmas". Archived 2009-10-31.
  8. Christmas, Merriam-Webster. Retrieved October 6, 2008. "Christmas," MSN Encarta. Retrieved October 6, 2008. Archived 2009-10-31.
  9. "Christmas", The Catholic Encyclopedia, 1913.
  10. The Christmas Season CRI / Voice, Institute. Visitado em 2008-12-25.
  11. Non-Christians focus on secular side of ChristmasSioux City Journal. Retrieved November 18, 2009.
  12. Poll: In a changing nation, Santa endures. Associated Press, December 22, 2006. Acessado em 18 de novembro de 2009.
  13. Natal do Senhor Jesus, evangelizo.org, VISÃO Júnior 25 de Dezembro de 2011
  14. Geoffrey Wainwright, Karen Beth Westerfield Tucker (editors), The Oxford History of Christian Worship (Oxford University Press 2005 ISBN 9780195138863), p. 65
  15. Christian Roy, Traditional Festivals: A Multicultural Encyclopedia (ABC-CLIO 2005 ISBN 9781576070895) p. 146
  16. James Hastings, John A. Selbie (editors), Encyclopedia of Religion and Ethics (reproduction by Kessinger Publishing Company 2003 ISBN 9780766136762), Part 6, pp. 603-604
  17. Hastings and Selbie, p. 605
  18. Natal do Senhor Jesus, evangelizo.org, VISÃO Júnior 25 de Dezembro de 2011
  19. The Origin of the American Christmas Myth and CustomsBall State University. Swartz Jr., BK. Archived version retrieved 2011-10-19.
  20. Murray, Alexander, "Medieval Christmas", History Today, December 1986, 36 (12), pp. 31 – 39.
  21. Les Standiford. The Man Who Invented Christmas: How Charles Dickens's A Christmas Carol Rescued His Career and Revived Our Holiday Spirits, Crown, 2008. ISBN 978-0-307-40578-4
  22. Minzesheimer, Bob. "Dickens' classic 'Christmas Carol' still sings to us", USA Today, December 22, 2008. Página visitada em April 30, 2010.
  23. Durston, Chris, "Lords of Misrule: The Puritan War on Christmas 1642–60", History Today, December 1985, 35 (12) pp. 7 – 14. Archived at the Internet Archive
  24. When Christmas Was Banned – The early colonies and Christmas Apuritansmind.com. Visitado em 2011-02-24.
  25. Kelly, Joseph F., The Origins of Christmas, Liturgical Press, 2004, p. 67-69.
  26. S.E. Hijmans, Sol, the sun in the art and religions of Rome, 2009, pp. 587–588.
  27. ""Christmas – An Ancient Holiday", The History Channel, 2007.
  28. Coffman, Elesha. Why December 25? Christian History & Biography, Christianity Today, 2000.
  29. Encyclopedia of Ukraine
  30. The image of St Francis by Rosalind B. Brooke 2006 ISBN 0-521-78291-0 pp. 183–184
  31. The tradition of Catholic prayer by Christian Raab, Harry Hagan, St. Meinrad Archabbey 2007 ISBN 0-8146-3184-3 pp. 86–87
  32. The vitality of the Christian tradition by George Finger Thomas 1944 ISBN 0-8369-2378-2 pp. 110–112
  33. "biblical literature." Encyclopædia Britannica. Encyclopædia Britannica Online. Encyclopædia Britannica, 2011. Web.[1].
  34. van Renterghem, Tony. When Santa was a shaman. St. Paul: Llewellyn Publications, 1995. ISBN 1-56718-765-X
  35. VelhosAmigos, Datas Epeciais, Dia do Natal, Dia do Natal, Lika Dutra, Natal no Mundo, 29 de Dezembro de 2011
  36. G1 (23 de novembro de 2008). Dia certo para montar a árvore de Natal é 30 de novembro. Visitado em 13 de novembro de 2013.
  37. Revista Veja, 4.12.1996
  38. Forbes, Bruce David, Christmas: a candid history, University of California Press, 2007, ISBN 0-520-25104-0, pp. 68–79.
  39. Jona Lendering (20/11/2008). Saint Nicholas, Sinterklaas, Santa Claus Livius.org. Visitado em 24/02/2011.
  40. Varga, Melody. "Black Friday, About:Retail Industry.
  41. Definition Christmas Creep - What is Christmas Creep Womeninbusiness.about.com (02/11/2010). Visitado em 24/02/2011.
  42. South Molton and Brook Street Christmas Lights (Tuesday November 16, 2010) View London.co.uk
  43. Julia Kollewe Monday (November 29, 2010) West End spree worth £250m marks start of Christmas shopping season The Guardian
  44. Gwen Outen. "ECONOMICS REPORT – Holiday Shopping Season in the U.S.", Voice Of America, 2004-12-03.
  45. US Census Bureau. "Facts. The Holiday Season" December 19, 2005. (accessed 2009-11-30)
  46. US Census 2005
  47. "The Deadweight Loss of Christmas", American Economic Review, December 1993, 83 (5)
  48. "Is Santa a deadweight loss?" The Economist 20 de dezembro de 2001
  49. Reuters. "Christmas is Damaging the Environment, Report Says" 16 de dezembro de 2005.
  50. Marta Patiño, The Puritan Ban on Christmas Timetravel-britain.com. Visitado em 24/02/2011.
  51. Why did Cromwell abolish Christmas? Oliver Cromwell The Cromwell Association (2001). Visitado em 28/12/2006.
  52. Christmas controversy article – Muslim Canadian Congress.
  53. "Jews for Christmas"—NewsMax article
  54. Don Feder on Christmas – Jewish World review
  55. Gibson, John, The War on Christmas, Sentinel Trade, 2006, pp. 1–6
  56. Ostling, Richard. "Have Yourself A Merry Little Lawsuit This Season." Buffalo Law Journal 12/1/2005, Vol. 77 Issue 96, p. 1-4.
  57. Lynch vs. Donnelly (1984)
  58. Appeals Court: School district can ban Christmas carols hilly.com Philadelphia Inquirer (2009-11-25). Visitado em 2009-11-28. [ligação inativa]
  59. Boycott Gap, Old Navy, and Banana Republic this Christmas Action.afa.net. Visitado em 24/02/2011.
  60. VASCONCELLOS, Lia Irma Eifler PINTURAS SACRAS E SUAS SIGNIFICAÇÕES Editora Biblioteca da Universidade de Brasília, 1967.
  61. Citações bíblicas da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995)   http://solascriptura-tt.org)
  62. http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/quando-jesus-nasceu/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.