ENTRE EM CONTATO CONOSCO, ESCREVA-NOS. aluzeapalavra@hotmail.com


NOSSO FACEBOOK:
www.facebook.com/ONOMEYHVH


E TODO JOELHO SE DOBRARÁ E CONFESSARÁ SEU NOME: YHVH - YAOHUH

10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Yaohuh? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Yaohushua.

11 Mas faço-vos saber, irmãos, que as boas novas que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
(Shaul, Gálatas 1).

A PAZ DE YAOHUSHUA ESTEJA COM VOCÊ.

Seu idioma

CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS

 
Muitas pessoas alegam que não consta nas Escrituras Sagradas a proibição em relação as bebidas alcóolicas. Mas será mesmo? Muitas pessoas alegam que Yaohushua, o messias, transformou água em vinho, para a celebração de bodas de Caná. Também se relacionam a tal liberdade em relação a ser relatado nas Escrituras Sagradas pessoas que beberam vinho, e até mesmo ficaram bêbadas. Será que podemos tomar somente com moderação? Vamos estudar para não restar dúvidas.

Qual a diferença de suco de uva e vinho?
O suco de uva é o líquido extraído da uva.
O vinho é elaborado a partir da fermentação do mosto das uvas. Mosto é o sumo das uvas frescas obtido antes que passem pelo processo de fermentação. Se a produção for de vinho tinto, a casca da uva entra na fermentação e é ela quem contribui para a cor tinta do vinho. Em se tratando de vinhos brancos, a fermentação é realizada sem a casca da uva. 

Ao contrário do que muitos pensam, a fermentação não se dá pela adição de qualquer substância, mas somente pela ação do açúcar natural das uvas.  A indústria hoje, ainda adiciona maior quantidade de açúcares para obter maior teor alcóolico.

Analise a palavra vinho nas Escrituras Sagradas

O termo vinho nas Escrituras Sagradas tem vários significados e nem sempre ele se refere ao vinho alcóolico, muitas vezes está se referindo ao suco de uva.  

Examine, por exemplo, Lucas 5:36-38: "Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos." 

O vinho novo nesse texto diz respeito ao suco de uva fresco. A idéia é que quando o suco é posto nos odres, ele aumenta durante o processo de fermentação. Se colocado em odres velhos que já estão esticados, estes se romperão. 

Uma prova de duplicidade em relação a palavras é o beber e bebida: Dependendo do contexto, beber pode certamente estar relacionado com bebidas alcoólicas ou apenas significar a ingestão de algum líquido qualquer. É muito importante lembrarmos desse sentido duplo da palavra vinho.

Em Yaohukhánam 2, Yaohushua transformou perto de 600 litros de água em vinho. Fez isso depois que os convidados da festa "beberam fartamente". Fez vinho suco de uva ou vinho alcoólico? 

Há duas considerações que nos levam a crer firmemente que se tratava de suco e não de bebida alcoólica. Em primeiro lugar, Yaohushua o fez na hora. No primeiro momento em que o vinho daquela época era produzido, ele era suco. Somente após um processo de envelhecimento e de fermentação é que se tornava alcoólico. Em segundo lugar, o que é mais importante:

Se Yaohushua tivesse feito vinho alcoólico, ele teria estado incentivando a embriaguez. A questão aqui não é um ou dois copos de vinho. Essas pessoas, após já terem bebido muito, receberam mais umas centenas de litros. O Messias jamais incentivou os pecados do homem, tampouco contribuiu para eles. Portanto, parece claro que esse vinho era do tipo não-alcoólico.

Considerações históricas

É também útil entender algumas coisas sobre os vinhos alcoólicos das terras sagradas. Naquela época, só havia fermentação natural. Eles ainda não tinham inventado a tecnologia para acrescentar mais álcool às bebidas fermentadas por processo natural. Isso significa que o mais alcoólico dos vinhos da Palestina tinha cerca de 8% de álcool. Pela lei, esses vinhos eram diluídos em água, normalmente três ou quatro partes de água para uma parte de vinho. Esses vinhos fracos, enfraquecidos mais ainda pela adição de enormes quantidades de água, passaram a ser usados como bebidas para acompanhar as refeições. Não eram usados como bebidas, mas apenas como se usa um copo de água ou uma xícara de café que se bebe com a refeição.

Analise:

Provérbios 23, condena o uso do vinho "vermelho" que brilha no copo. O tipo de bebidas alcoólicas usado em nossa sociedade é o mesmo tipo sistematicamente condenado nas Escrituras Sagradas. Desconheço quem tome um pequeno copo de vinho fraco diluído na proporção 4:1 de água como acompanhamento de uma refeição. Os vinhos, as cervejas e os licores de hoje enquadram-se na categoria de bebida forte, e nenhum texto sequer pode ser encontrado na Bíblia que permita que sejam consumidos por um filho de Yaohuh.

- Shaul estimulou a Yaohutan de modo especial para que tomasse "um pouco de vinho" por questões de saúde (1 Yaohutan 5:23). Às vezes se usa esse texto para mostrar que é possível beber. Mas, de fato, o que ele faz é justamente o oposto. Se Yaohutan tivesse tido o hábito de beber uma cerveja aqui e ali, por que precisou que Shaul lhe desse uma permissão especial para usar um pouco de vinho como remédio? Esse texto nos leva à conclusão de que o uso de álcool deve ser uma exceção, não uma regra. 

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Yaohutan 5:23

Muitos remédios de nossos dias contêm álcool ou outras drogas intoxicantes. O discípulo de Yaohushua deve ser muito cuidadoso com eles e usá-los apenas com muita moderação. O fato de que uma exceção precisou ser dada para permitir o uso de remédios com teor alcoólico sugere que é errado beber por prazer.

- O servo de Yaohushua deve sempre analisar o efeito de seus atos sobre o próximo: 

 " É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar". (Romanos 14:21). 

Mesmo que o servo pudesse beber moderadamente, de qualquer modo esse texto ainda o estaria proibindo. A bebida alcoólica leva tantos de entre nós a cair, que aquele que tenta ajudar o seu irmão a não tropeçar certamente não lhe dará o exemplo, bebendo diante dele, e o pior financiando a produção de álcool, que leva tantos a desgraças em sua vida.

- As Escrituras Sagradas exigem que sejamos sóbrios:

 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios 1 Tesssalonicenses 5:6// Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um discípulo, cumpre o teu ministério. 2 Yaohutan 4:5// Já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.1 Kafos 4:7// Sede sóbrios; vigiai; porque há satan, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;1 Kafos 5:8
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

1 Pedro 5:8
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

1 Pedro 4:7

Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

2 Timóteo 4:5
Entre as primeiras conseqüências da bebida são a ausência de inibições, o enfraquecimento do autocontrole, a falta de juízo. Essas conseqüências ocorrem bem antes da pessoa começar a perder o controle das habilidades motoras, a falar arrastadamente etc. Há Satan está sempre procurando-nos tentar; para enfrentar a essas tentações, o filho do Eterno Criador deve estar profundamente alerto e sóbrio em todo tempo.

       10 Provas que Yaohushua nunca fez nem bebeu vinho alcoólico



1.Por causa da sua Santa Natureza


 

 Em Hebreus 7:26 lemos que Yaohushua é

 "santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores".

Ele poderia ser visto por qualquer pessoa e elas viam a sua total santidade. Profanos soldados, por exemplo, que foram enviados para prendê-lo, deram a desculpa de não terem trazido-o, a de que "Nunca homem algum falou assim como este homem." (Yaohukhánan 7:46). As palavras de Yaohushua eram diferentes! Ele sem sombra de dúvida tinha caráter, fala e aparência santa. 

- Por que isso é tão importante? 

O caráter da pessoa influencia o que essa pessoa faz. Desde que Yaohushua era "santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores," nós podemos assumir seguramente que Ele não faria o aquilo que as Escrituras chamam de algo escarnecedor, enganador dos homens, algo que causa desgraças indescritíveis. 
 

2. Por que Ele não poderia contradizer as Escrituras.


 


 Em Manyaohu 5:17-18, O Messias deixou muito claro dizendo: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um yôd ou um traço se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido." 

Portanto, Yaohushua não poderia ter entrado em contradição com Habaqquq 2:15 que diz: 

"Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro!
 Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!   

Certamente Yaohushua sabia que esse verso estava nas Escrituras Sagradas, pois Ele é o verbo em carne! Ele sabe que acerca dEle as Escrituras foram escritas. Ele não veio para violar as Escrituras, mas para cumprí-las. Ele não poderia fazer isso se tivesse feito vinho alcoólico e se o tivesse dado ao seu próximo. Algumas pessoas tentam refutar o uso desse verso e essa conclusão clara, dizendo que a aplicação seria apenas para aquele que estava dando de beber ao seu próximo com a intenção de descobrir a nudez. O pecado seria apenas a intenção, não o beber álcool. 

Entretanto, mesmo que não haja essa intenção, devemos nos lembrar que quando alguém dá ao seu próximo algo que o faz bêbado, ele já está pecando e está colocando a si mesmo na mesma classe daqueles que têm a intenção: o resultado será o mesmo.

Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. 
Romanos 14:21 
Shaul está falando aqui das carnes que eram servidas e vendidas ao povo vindas dos templos pagãos, carnes sacrificadas aos ídolos e que eram vendidas no açougue incomodando os fracos na fé por isso.(carnes de animais puros, obviamente). E como as Escrituras ordenam que evitemos toda a aparência do mal (1Tessalonicenses. 5:22), nós podemos ter a certeza de que o nosso Messias Yaohushua jamais poderia ter feito algo que o associaria com tal prática maligna descrita em Habaqquq 2:15. Pela mesma razão, nenhum de nós deve se envolver na venda de bebida alcoólica.



3. Porque em Levíticos 10:9-11, há o mandamento de que o sacerdote de Yaohuh não podia beber vinho nem bebida forte.


 


"Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que mão morrais... para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo. E para ensinar aos filhos de Yaoshorul todos os estatutos que YAOHUH lhes tem falado..." 

E não podemos dizer que o Criador estava se referindo somente a se abster antes de entrar no Tabernáculo, negativo: Yaohuh estava fazendo isso porque o povo viveu 400 anos escravo no Egito dependente da bebida alcóolica, por isso, Ele estava tratando do seu povo, e disse tais palavras, para fazer separação.

Agora, analisemos Hebreus 2:17:

Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Yaohuh, para expiar os pecados do povo. Hebreus 2:17


Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.

Hebreus 2:17
Se aqui se chama Yaohushua de "misericordioso e fiel sumo sacerdote,"  nós esperaríamos que ele obedecesse à toda  Escritura, inclusive o que diz respeito ao seu ofício. Se ele tivesse feito ou bebido vinho alcoólico, teria desobedecido esses versos e teria se desqualificado para ensinar os filhos de Yaoshurul os estatutos do Criador. 
 

4. Porque, como já visto, em Maushleym (Provérbios) 31:4-5 está a proibição para reis e príncipes beberem vinho alcoólico ou qualquer outra bebida forte. Se eles o fizessem, seus julgamentos seriam  pervertidos.


 


Era necessário para Yaohushua obedecer estes versos também, pois Ele é o Príncipe da Paz ( Yaoshuayaohu 9:6), e Rei dos reis (Apocalipse 19:16). Em Manyaohu 27:11 Ele admitiu ser o Rei dos Yaohudim. Ele montou num jumentinho para cumprir Zokharyaohu 9:9, que profetizou que o rei de Yaoshurul entraria na cidade daquela maneira. Sem dúvida, desde que Ele era Rei, como tal ele jamais poderia ter bebido vinho alcoólico, pois teria que ter obedecido Maushleym (Provérbios) 31:4-5.

 

 5. Porque Yaohushua não veio para escarnecer nem enganar as pessoas.


 


Maushleym (Provérbios) 20:1 lemos que o vinho alcoólico faz as duas coisas: escarnecem e enganam. Ao invés de escarnecer e enganar, ele veio para salvar!
O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.

Provérbios 20:1

O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio. Maushleym 20:1  
 

6. Porque Yaohushua não veio para mandar as pessoas para a condenação.

 


Nós já vimos que Yaoshuayaohu 5:11-14 ensina que o sheol irá se alargar por causa da bebida alcoólica:

Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!... Portanto o sheol grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descerão o seu esplendor, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram.
Portanto o inferno grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descerão o seu esplendor, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram.

Isaías 5:14
Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!

Isaías 5:11

Yaohushua não veio para mandar pessoas para o sheol condenadas: Porque Yaohuh amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Yaohukhánan 3:16 
 

7. Porque Yaohushua não veio para lançar uma pedra de tropeço perante ninguém.


 


Todavia, lemos em Romanos 14:21 que a pessoa que dá bebida alcoólica a outra, faz exatamente isso. 

"Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer coisas em que teu irmão tropeçe, ou se escandalize ou enfraqueça." 

ALERTA: Qualquer um que tenha estudado o problema do alcoolismo, aprendeu que algumas pessoas não podem lidar com nenhuma quantidade de álcool, enquanto que outras podem beber um ou dois copos "socialmente" e parar. Especialistas não sabem porque isso acontece. Várias teorias foram propostas, mas nada foi provado quanto a algo comum a todas as pessoas afetadas. Alguns dizem que é químico, outros insistem que deve ser psicológico. O fato é que nós não sabemos com certeza. Em qualquer grupo de pessoas, pode haver vários alcoólatras em potencial, caso eles comecem a beber. Também vale ressaltar que as mesmas instituições que liberam o uso de bebidas alcóolicas apregoando uma liberdade e um mal combatido pelas Escrituras também são as que bancam e financiam muitas das clínicas de tratamento para dependentes.


8. Porque não há motivo algum para que o vinho de Caná em Yaohukhánan 2 tenha sido alcoólico.


 


Muitos insistem que aquele vinho era alcoólico com base em Yaohukhán 2:10 que diz: "Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho."  Eles dizem que naqueles dias era comum servir o melhor vinho alcoólico no começo da festa e guardar o pior para depois, quando o paladar das pessoas já estivesse estragado pela bebedeira. Todavia o ponto é exatamente o oposto aqui! Essas pessoas podiam reconhecer com certeza, que o vinho que o Messias fez era muito melhor do que o que fora servido no início. Isso não seria possível se eles já estivessem no estado de intoxicação alcoólica! O argumento se auto destrói. O fato é que nenhum dos dois era alcoólico, mas puro suco de uva. 
 

9. Porque Yaohushua não teria recebido soberania alguma se tivesse feito pessoas bêbadas, mais bêbadas ainda!


 


O verso 11 é de suma importância quando declara que, por intermédio desse milagre, o Messias "manifestou a sua majestade." O verso 10 indica que as pessoas já tinham bebido "bem" daquilo que estavam bebendo. Se aquilo que estavam bebendo fosse álcool, eles estariam intoxicados ou quase. Se o Messias tivesse feito vinho alcoólico, Ele teria feito gente quase bêbada em mais bêbada ou completamente bêbada! Tal feito, com certeza, jamais poderia trazer nem manifestar majestade nenhuma nEle. 
 


10. Porque fazer pessoas bêbadas mais bêbadas ainda, jamais poderia fazer com que os discípulos cressem mais fortemente nEle.


 


Todavia no verso 11, lemos que como resultado do que Ele fez, transformar água em vinho, "seus discípulos creram nEle." Em Yaohukhánan 1:41, vemos que eles já criam nEle como Messias; isso entretanto, aprofundou a fé deles e uma prova de que eles não estavam errados. Será que fazer pessoas bêbadas, mais bêbadas iria inspirar tal fé? O oposto é o que aconteceria. Eles não procuravam por um Messias que distribuísse álcool de graça! Portanto, por causa da descrição desse milagre e o seu resultado, não podemos concluir outra coisa senão que esse vinho era suco de uva.


Outras considerações: Yaohushua poderia muito bem fazer o milagre nas bodas de Caná sem a água, e ter simplesmente enchido as talhas de vinho, mas devido ao verdadeiro vinho que poderia ser consumido, primeiramente ele mandou que elas fossem enchidas com água, para que o vinho ficasse como se deveria beber e não forte ou alcóolico.

Então a proibição se refere somente ao vinho? Não. Toda e qualquer bebida que tenha alcool não deve ser ingerida por alguém que diz respeitar os princípios do nosso Messias e Criador. Bebidas misturadas como: cerveja, licores, batidas, cachaças, etc... também são fortemente repreendidas nas Escrituras Sagradas:

Com canções não beberão vinho; a bebida forte será amarga para os que a beberem. Yaoshuayaohu 24:9

Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte. 
Yaoshuayaohu 5:22 


Para os que não deixam o vinho, para os que vão buscando as misturas alcóolicas. E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.  Maushleym (Provérbios) 23:30, 35
Provérbios 23:3Provérbios 23:30,35 


Você deseja sua salvação?






Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Yaohuh.  
1 Coríntios 6:10

A paz para você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.