ENTRE EM CONTATO CONOSCO, ESCREVA-NOS. aluzeapalavra@hotmail.com


NOSSO FACEBOOK:
www.facebook.com/ONOMEYHVH


E TODO JOELHO SE DOBRARÁ E CONFESSARÁ SEU NOME: YHVH - YAOHUH

10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Yaohuh? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Yaohushua.

11 Mas faço-vos saber, irmãos, que as boas novas que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
(Shaul, Gálatas 1).

A PAZ DE YAOHUSHUA ESTEJA COM VOCÊ.

Seu idioma

SHABAT: SANTIFICAR OU NÃO?

SHABAT: SANTIFICAR OU NÃO?

Deveríamos santificar o Shabat hoje em Dia?



O Que as Escrituras dizem?




Na Tanakh (corrompida por Roma para "velho" testamento) , Yaohuh ordenou aos hebreus que santificassem o dia do shabat e não trabalhassem nesse dia.  Deveríamos hoje, também, descansar  e adorar no dia de shabat?  O que as Escrituras Sagradas dizem?



Alguns dizem que Yaohuh somente deu este dia aos hebreus, baseando-se em Êxodo 20:8-11. Muito bem, como Yaohuh iria ordenar outro povo a santificar se não fosse o povo escolhido por ele? Iria dar ordens aos pagãos?

Em outros versículos, alguns baseiam-se em dizer que Yaohushua aboliu em sua carne a lei. Vejamos:





Efésios 2:14-15

"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homem, fazendo a paz."  



Esta passagem NÃO mostra que Yaohushua, o messias aboliu a lei dos mandamentos.  

Leis em forma de ordenanças eram as que testificavam a vinda de Yaohushua, como cerimonias de sacrifício, e como ele cumpriu este processo não seria necessário que o fizéssemos mais.

Abaixo, esta citação é usada para dizer que não precisamos mais guardar este mandamento, e devemos tomar MUITO cuidado, porque há pessoas que usam um versículo para justificar sua posição, e se lermos o contexto TODO veremos que pedaços podem ser usados para mentir na defesa de uma idéia errada.





Romanos 7:4-7

" Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Yaohushua, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Yaohuh. Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás" .


Bom para quem não sabe, Shaul, estava ensinando aos gentios, e gregos. E aos hebreus havia sido dada a lei da circuncisão. E outras foram formuladas pelos mesmos ao longo do tempo, numa forma de "auxiliar" as pessoas a manterem-se retas e chegarem a Yaohuh, como se fossem leis auxiliares fora dos mandamentos de Yaohuh (Talmude). Alguns hebreus, estavam alegando que somente eles seriam salvos como povo eleito, e que se os demais não guardassem suas leis, bem como fosse circuncidados, não seriam salvos. Yaohushua matou esta letra da lei, que NÃO estava nos mandamentos de Yaohuh. Shaul se referia a circuncisão e lei escrita pelos hebreus sem a ordem de Yaohuh, fora das Escrituras Sagradas.

"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Yaohuh somente dos hebreus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, Visto que Yaohuh é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. 
Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira 

nenhuma, antes estabelecemos a lei ".
 Romanos 3:28-31

Esta passagem claramente diz que morremos para a lei cerimonial e estamos, portanto, "libertos da lei".  A lei de que Shaul falava NÃO incluía os outros mandamentos, porque nem tudo representava o messias que viria, mas sim, eram mandamentos de santificação de nossa alma, nossa vida. E ai você dirá: mas Shaul citou a cobiça, que esta nos 10 mandamentos. Eu direi: Com certeza! 

Ele citou: "Não cobiçarás", deixando claro um exemplo de que não saberíamos que seria errado cobiçar se não estivesse escrito na Lei, mas não disse para que cobiçássemos, certo? Ou então posso dizer a partir daí que posso roubar a quem quiser. Ou que então podemos matar, adulterar, não honrar pai e mãe, ok?!

Mais a frente, Shaul continua: 

E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e 

bom. Romanos 7:12

Como algo assim poderia ser abolido?? Com certeza não. Se a lei é santa, como ele diria para não fazê-la? E o MANDAMENTO, justo e bom. Ou seja, cada um dos MANDAMENTOS é justo e é bom, portanto acho impossível que ele tenha dito para não guardar algo assim.






2 Coríntios 3:6-11

"O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.  E se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de majestade, a ponto de os filhos de Yaohushurul não poderem fitar a face de Moshe, por causa da majestade do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior majestade o ministério do Espírito?  Porque se o ministério da condenação foi majestade, em muito maior proporção será majestade o ministério da justiça.  Porquanto, na verdade, o que outrora foi glorificado, neste respeito já não resplandece, diante da atual sobre excelente majestade.  Porque, se o que se desvanecia teve sua majestade, muito mais majestade tem o que é permanente."  

LEIA BEM: "... E se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de majestade..." 
Até onde eu saiba, majestade não tem nada a ver com algo que deve ser abolida. Ele faz um comparativo entre uma majestade menor para uma maior, mas não diz que ela sai de cena.

" Porque se o ministério da condenação foi majestade, em muito maior proporção será majestoso o ministério da justiça.  Porquanto, na verdade, o que outrora foi resplandecente, neste respeito já não resplandece, diante da atual sobre excelenteglória". 



Gálatas 3:19­  "Qual, pois, a razão de ser da lei?  Foi escrita por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador."  



Gálatas 3:24-25­  "De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Yaohushua, a fim de que fôssemos justificados por fé.  Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio." 




Gálatas 4:1-5­  "Digo, pois, que durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele mestre de tudo.  Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.  Assim também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Yaohuh enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos."  



Gálatas 4:24,31­ "Estas cousas são alegóricas: porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera para escravidão; esta é Hagar. . . .  E assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e, sim, da livre." 



Gálatas 5:4­  "De Yaohushua vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes." 

Então vamos lá com a resposta na própria palavra, provando de que ele falava da lei cerimonial 

"Eis que eu, Shaul, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Yaohushua de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais do Messias, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído". Gálatas 5:2-4

NÃO SEI VOCÊS, MAS EU PARTICULARMENTE DETESTO QUANDO AS PESSOAS COLOCAM UM VERSÍCULO E NÃO O CONTEXTO TODO. 
Quando tiver dúvidas, uma dica: LEIA O LIVRO TODO. ;)






Hebreus 7:12­  "Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei."  



A lei foi mudada, EXATAMENTE: Porque Yaohushua tirou a lei cerimonial, circuncisão e ordenanças que simbolizavam o que havia de vir.


Hebreus 7:18-19­  "Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma) e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Yaohuh." 

A antiga aliança foi revogada. E que aliança é essa?

"Também eu me lembrarei da minha aliança com Yaohucaf, e também da minha aliança com Yaohutzaq, e também da minha aliança com Abraham me lembrarei, e da terra me lembrarei". Levítico 26:42



" E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua. E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança". Bereshit 17:11-14




Hebreus 8:7-13­  "Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para segunda.  E, de fato, repreendendo-os, diz:  Eis aí vêm dias, diz Yaohuh, e firmarei nova aliança com a casa de Yaohushorul e com a casa de Yaohudá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz Yaohuh.  Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Yaohushorul, depois daqueles dias, diz Yaohuh.  Nas suas mentes imprimirei as minhas leis, também sobre os seus corações as inscreverei; e eu serei o seu Soberano, e eles serão o meu povo.  E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão dizendo:  Conhece a Yaohuh; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.  Pois, para com as suas iniqüidades usarei de misericórdia, e dos seus pecados jamais me lembrarei.  

Ora, desculpe mas eu li ali, imprimirei as minhas leis??? Se Yaohuh abolisse toda a lei como as pessoas dizem, as leis que ele mesmo escreveu, não teria nada para escrever.

Hebreus 9:4­  "Ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso, e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, a vara de Aharon, que floresceu, e as tábuas da aliança." 



Com licença, lá vamos nós mais uma  vez contestar o fato de colocar um pedacinho, para argumentar fora do contexto. Aqui, refere-se a algumas regras que existiam dentro do modelo dado por Yaohuh ao povo em relação ao santuário, modelo dado e continham também regras cerimoniais. Tudo, dentro do santuário levava a vinda de Yaohushua e o que se cumpriria. Nada tem a ver com abolir.

JÁ OUVI MUITO LÍDER POR AÍ ENSINAR: Devemos seguir somente o "Novo Testamento" 
É mesmo?! então desculpa, podemos matar a vontade??? Adulterar então?? Que tal idolatria??? Com certeza a resposta é que não. (Este nome "novo testamento" também é uma corrupção romana, o nome original é B´rit Hadasha que significa : RENOVAR a aliança, RENOVAÇÃO não tem nada a ver com abolir algo, muito menos com velho!)


O shabat era só para os hebreus: NÃO É VERDADE!

Se eu te escolho como meu povo santo, vou dar leis ao povo pagão? Claro que não. Mas depois do Messias, fomos comprados pelo seu sangue, TODOS nós. E tem mais, Adam e Havah viviam sob lei, e até onde sabemos, eles não eram hebreus por que esse título é para os descendentes de Abraham, que nem se quer ainda havia nascido.

A Lei de Yaohuh sempre existiu. Nunca foi e nunca será mudada, pois ela representa o caráter de um Criador imutável.  Adam e Havah foram tirados do Jardim por desobedecerem a Lei de Yaohuh. Caim foi rejeitado por não tê-la obedecido. Noah foi achado justo perante a Lei de Yaohuh. Era a Lei que fazia a distinção de quem era  os Filhos de Yaohuh ou quem era apenas criaturas criadas. O patriarca Abraham viveu segundo a Lei de Yaohuh. Foi assim com Yaohutzaq, Yaohucaf, Yaohuzaf e tantos outros. No princípio, a Lei não foi escrita. Outro ponto a ser analisado é que a Lei, no princípio, não foi escrita. Não havia esta necessidade. Nossos primeiros pais viviam em contato direto com Yaohuh. Os preceitos eram passados de pai para filho oralmente. A Lei foi escrita somente no Sinai com o objetivo de lembrar ao povo de Yaohuh aquilo que eles haviam esquecido durante os 400 anos de escravidão. Durante todas as épocas houve sempre alguém que manteve vivos os Preceitos Divinos, até mesmo quando o povo de Yaohushorul se afastou de Yaohuh. Havia necessidade de relembrar a Lei. A Lei é tão importante, que foi diferenciada do resto dos preceitos dados por Yaohuh.
A Lei de Yaohuh difere dos preceitos humanos. A Lei diferia tanto dos preceitos humanos que foi colocada em lugar diferenciado: na Arca da Aliança.

“ E porás na arca o Testemunho, que eu te darei.” Êxodo 25.16

Ela foi separada do resto dos preceitos e das Leis cerimoniais de Yaohushorul. Os 40 anos de yaohushorul no deserto constituíram uma grande escola, onde todos os preceitos de saúde, de convivência justa e de amor foram ensinados. O próprio santuário no deserto foi colocado para que, através de seus simbolismos, os homens de Yaohushorul entendessem o plano de salvação que era tão claro nas vidas de Adam, Noach e Abraham. Yaohuh resumiu em Êxodo 20 tudo aquilo que sempre existiu desde que ele criou o homem.
O amor a Yaohuh acima de todas as coisas, e o respeito e amor ao próximo, seja ele um ser humano ou um anjo.Se você ainda tem dúvidas, veja por este lado. Só há pecado se houver Lei.

“Todo aquele que pratica pecado também transgride a Lei: porque o pecado é a transgressão da Lei.” I Yaohukhánan 3.4

Seguindo este raciocínio lógico, chegamos às seguintes conclusões:


Se Ha satan pecou no céu, então havia Lei no céu.


Ele se colocou acima de Yaohuh.


Se Adam pecou, era porque havia Lei no Éden.


Ele colocou sua mulher e o desejo de conhecimento acima de Yaohuh.
Se Cain foi condenado, era por que a Lei continuava valida depois da saída de seus pais do Paraíso. E assim por diante.
Não existe justiça sem que haja alguma Lei.


Se não houver um padrão de atitudes, não há como diferenciar o “certo” do “errado”.


Como Yaohuh poderia ter expulso Adam e Havah do Paraíso, sem que houvesse uma Lei a ser transgredida?

Como punir os antediluvianos, por suas ações imorais?
Como destruir Sodoma e Gomorra, se não houvesse Lei? 


Adam , Cain, Abraham, Moshe... todos pecaram. Pecaram porque havia Lei.


E, uma vez que nosso Yaohuh e seu caráter são imutáveis, a mesma Lei, que muitos caíram por não querer seguir,também nos condena hoje se não há colocarmos em pratica.


Êxodo 31:12-18­  "Disse mais Yaohuh a Moshe:  Tu, pois, falarás aos filhos de Yaohushorul, e lhes dirás:  Certamente guardareis os meus shabatot (plural de shabat); pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou Yaohuh, que vos santifica.  Portanto guardareis o shabat, porque é santo para vós outros: aquele que o profanar, morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo.  Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o shabat do repouso solene, santo à Yaohuh; qualquer que no dia do shabat fizer alguma obra morrerá.  Pelo que os filhos de Yaohushorul guardarão o shabat, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.  Entre mim e os filhos de Yaohushorul é sinal para sempre; porque em seis dias fez Yaohuh os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento. E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moshe as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Yaohuh."  



Deuteronômio 5:1-3, 12­  "Chamou Moshe a todo Yaohushorul, e disse-lhe:  Ouvi, ó Yaohushorul, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes.  Yaohuh nosso soberano fez aliança conosco em Horebe.  Não foi com nossos pais que fez Yaohuh esta aliança, e, sim, conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos...Guarda o dia de shabat, para o santificar, como te ordenou Yaohuh teu soberano." 


Ezequiel 20:10-12­  "Tirei-os da terra do Egito e os levei para o deserto.  Dei-lhes os meus estatutos, e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais cumprindo-os o homem, viverá por eles. Também lhes dei os meus shabatot, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou Yaohuh que os santifica." 

É engraçado, porque as pessoas dizem que Yaohuh guardou o sétimo dia, shabat na criação, mas que não ordenou que nós fizéssemos isso. Mas as Escrituras Sagradas afirma que deveríamos fazê-la, e para quem arrumaria desculpas para que isso fosse ordem do Velho Testamento, vamos lá colocar algumas verdades no Novo Testamento:

Porque o Filho do homem até do shabat é Mestre. Mateus 12:8
Assim o Filho do homem até do shabat é Mestre. Marcos 2:28
 ensinava no shabat, numa das sinagogas. Lucas 13:10
E disse-lhes: O shabat foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do shabat. Marcos 2:27
As minhas coisas santas desprezaste, e os meus shabatot profanaste. Ezequiel 22:8
E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do shabat. Marcos 15:42
E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos shabatot. Lucas 4:31
E era o dia da preparação, e amanhecia o shabat. Lucas 23:54
E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no shabat repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:56

Enfim, esses somente são alguns. Mas acho que acima podemos perceber que mesmo após a morte de Yaohushua ainda se guardaram os mandamentos, inclusive os shabatot, pelos apóstolos. Acredito que se houvesse alguma mudança os mais próximos a Yaohushua saberiam e diriam isso. E não é o caso.
E se, o shabat não fosse lei para ser guardada, só pelos hebreus, então, a nova terra é só para eles então: (não é gente?!)

E será que desde uma Rosh Rodesh  até o outro,e desde um shabat até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz Yaohuh. Yishayaohu 66:23





Os primeiros seguidores do Messias adoravam no domingo romano?? lóooogico que não!



Atos 20:7­ "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Shaul que devia seguir de viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite."
Usa-se desta passagem para dizer que Shaul não guardava o shabat, e isso é algo totalmente fora das Escritura Sagrada. Shaul estava em viajem, o versículo não disse que ele deixou de observar o shabat, somente que se reuniu e fez uma partilha no primeiro dia da semana, só porque observava  o shabat não poderia partilhar com ninguém ao primeiro dia da semana, ainda querendo dizer que é o domingo romano? (me poupe).



1 Coríntios 16:1-2­  "Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia.  No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for."  Acho que esta claro: PARA QUE QUANDO EU FOR NÃO SE FAÇA COLETAS. E VÁ JUNTANDO... Você gostaria de que no dia de guarda ao invés de as pessoas celebrarem, adorarem, elas ficassem organizando ofertas??? Acho que não né. É melhor que elas organizem-se antes. E um ponte importante é que o primeiro dia da semana que Shaul se refere, tem tudo a ver com o shabat, pois o primeiro dia da semana nas Santas Escrituras é o dia depois do shabat, ou seja, os gentios também observavam o shabat. 


Yaohushua santificou o shabat. Certamente que sim. Yaohushua era um hebreu nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e portanto obedeceu a todas as leis da Tanakh.  Yaohushua foi circuncidado, ordenou a entrega de oferendas ao sacerdote, pela purificação, observava a pessach, etc. (Lucas 2:21; 5:12-14; Manyaohu 26:18-19).  Ora, seu eu disser que  Yaohushua santificou porque era hebreu e não preciso santificar, ele amou e eu não preciso amar então....certo? (Não, por favor.)



Shaul santificou o shabat.  Hebreus, gregos, gentios reuniam-se no shabat e Shaul os ensinava. Você pode dizer que ele se aproveitava da situação para ensinar e que não santificava o shabat, mas ele santificava sim:

Atos 18 - 3,4  E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.  E todos os shabatot disputava na sinagoga, e convencia a hebreus e gregos.


Porque ele não aparece fazendo tendas no shabat? Porque era dia que ele reservava para a obra de Yaohuh.

Atos 16:13 – E no dia de shabat saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.



Bem, e agora, como veio o domingo nessa história? Deixaremos para um próximo post. 

IMPORTANTE: Gostaríamos de instruir aos irmãos que buscam o conhecimento e a verdade de Yaohuh que já pesquisem sobre o calendario lunar já que o shabat das Escrituras Sagradas nada tem a ver com este calendario atual que foi instituído pelo líder religioso católico Gregório em 1.582. O sétimo dia não é o sábado romano.

Que Yaohuh esteja contigo, e que o Espírito de Yaohuh desça sobre vós, ilumine seu coração, que ele se torne sincero, pronto para seguí-lo.

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Provérbios 3:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.